Comunicado

close
Após enriquecedora experiência de dois anos de integração com o CESCON, BARRIEU, FLESCH & BARRETO, ALÉCIA BICALHO retoma, agora em São Paulo, sua atuação boutique altamente especializada em Direito Público - Administrativo, segundo o modelo de prestação de serviços que a consagrou como referência no atendimento personalizado a clientes do setor público e da iniciativa privada em temas complexos de contratações de governo, regulatório, infraestrutura e desestatização. O alto padrão dos serviços prestados ao longo de uma carreira de quase 30 anos, iniciada como sócia fundadora da MOTTA & BICALHO, com o Professor Carlos Pinto Coelho Motta, reflete a solidez da experiência profissional da advogada, cuja intensa prática nas interações entre os setores público e privado c onferir a m-lhe proeminência e o reconhecimento público de credibilidade técnica e ética, num percurso pavimentado pela presença acadêmica, atuação em processos legislativos e dedicação a projetos relevantes de Governo.

Comunication

After an enriching experience of two years working in integration with CESCON, BARRIEU, FLESCH & BARRETO, ALÉCIA BICALHO resumes, now in São Paulo, her practice as a highly especialized boutique in Public Law - Administrative, according to her tradition of rendering personal and taylormade, legal services, which led to her recognition as a reference by clients from the public sector and the private initiative, in complex issues related no public procurement, regulation, infrastructure and desestatization. The high level of the services rendered throughout a nearly 30 years carreer, initiated as founding partner at MOTTA& BICALHO, with Professor Carlos Pinto Coelho Motta, reflects the solidity of the lawyer´s professional experience, whose intense practice on the interactions between the public and the private sectors culminated to prominence and the public recognition of her technical and ethical credibility and standa rds, ba s ed on academic and legislative presence, as well as the engagement on relevant Government projects.
 
 
21-11-2013 – Contratação integrada e a precificação por etapas>>

Escrito por Andréia Barroso Gonçalves Em suas redações originárias, a Lei do RDC e o Decreto nº 7.581/11 não solucionavam claramente a distorção identificada na relação possível entre preços unitários e o regime de contratação integrada. Isso porque os artigos …

11-11-2013 – Ultrapassando o problema dos atestados de subcontratação: mínimo necessário, máximo exigível>>

Escrito por Cláudia Ribeiro Soares O art. 37, XXI da Constituição Federal limita as exigências de qualificação técnica e econômica àquelas estritamente indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações demandadas; ou seja, o mínimo necessário é o máximo exigível. Os artigos …

20-09-2013 – Extensão da sanção administrativa no Pregão>>

Escrito por Danniele Paiva O art. 87, inciso III, da Lei 8.666/93 impõe a “suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos”, quando o particular deixa de …

19-09-2013 – Novo horizonte para as obras públicas>>

Escrito por Alécia Paolucci Nogueira Bicalho Queremos crer que a franca retração demonstrada pelo setor da construção pesada nas licitações durante o último semestre tende a arrefecer. Isto porque o Decreto 8.080, de agosto de 2013, agrega à contratação integrada …

06-09-2013 – A ressignificação do princípio da finalidade da licitação à luz do desenvolvimento nacional sustentável>>

Escrito por Alécia Paolucci Nogueira Bicalho   Referente à sua participação no VIII Congresso Mineiro de Direito Administrativo, dias 06 a 08 de maio de 2013, Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte/MG. Publicado na revista Fórum de Contratação e …

07-08-2013 – Aplicabilidade do art. 54 da Lei 9.784/99 às auditorias do TCU>>

Escrito por André  Suarez  Tondato No julgamento do Mandado de Segurança 31.344/DF, de relatoria do Ministro Marco Aurélio, ocorrido em 23/04/13, o Supremo Tribunal Federal , se pronunciou sobre questão controversa na doutrina e jurisprudência do direito administrativo: a aplicabilidade do …

30-07-2013 – Lances Intermediários – Ferramenta Benéfica?

Escrito por Cláudia Ribeiro Soares A permissão da oferta de lances intermediários de que tratam os arts. 17 da Lei 12.462/11 e 20 do Decreto 7.581/11 no Regime Diferenciado de Contratação – RDC tem causado polêmica. Segundo tais dispositivos, os lances …

17-07-2013 – Contratação Integrada – Carência no prazo para a apresentação das propostas>>

Escrito por Lucas de Castro Lima Entre as inovações da Lei 12.462/11, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), está a possibilidade de adoção do regime de contratação integrada para obras e serviços de engenharia. Neste regime, além da execução …

15-07-2013 – Prescrição e decadência: a vertente da segurança jurídica>>

Escrito por Andréia Barroso Gonçalves A decadência e a prescrição no Direito Administrativo fundamentam-se no princípio da segurança jurídica, e têm como finalidade a estabilização das relações jurídicas entre o Poder Público e os administrados, blindando direitos em decorrência do …

12-06-2013 – Adicional de risco nas obras públicas>>

Escrito por Alécia Paolucci Nogueira Bicalho O tema do momento é o percentual de 17% que doravante deverá compor os orçamentos das obras públicas a título de adicional de risco. Esse percentual – correspondente à média histórica dos aditivos efetivados …

12-06-2013 – Relativização do limite percentual de BDI em obras Públicas>>

Escrito por Danniele Paiva O percentual aceitável para Bonificação e Despesas Indiretas – BDI também conhecido como Lucro e Despesas Indiretas – LDI nas obras públicas é tema recorrente nos Tribunais de Contas do País. O Prof. Carlos Pinto Coelho …

10-06-2013 – Pacificação do caráter restritivo das sanções da Lei de Licitação>>

Escrito por Cláudia Ribeiro Soares O entendimento do Tribunal de Contas da União acerca da extensão das sanções administrativas de suspensão e impedimento de contratação do particular com a Administração – emitido no final de 2012 e refletido no Acórdão nº …

20-05-2013 – Negociação nas licitações com orçamento sigiloso no RDC>>

Escrito por Andréia Barroso Gonçalves Negociar. Atividade hoje consagrada como responsabilidade do agente público condutor do certame, como preveem os artigos 26 da Lei 12.462/11 e 43 e 59 do Decreto 7.581/11, que regulamenta o Regime Diferenciado de Contratações Públicas …

14-05-2013 – Contratos administrativos. Pressupostos das alterações além dos limites legais>>

Escrito por Cláudia Ribeiro Soares Em recente decisão – Acórdão n. 89/2013 – o Tribunal de Contas da União reforçou os pressupostos legitimadores do excepcional extrapolamento do limite de acréscimos nas alterações dos contratos administrativos. A discussão tem origem na ausência …

07-05-2013 – Participação e investimento de empresa privada em atividade pública>>

Escrito por Alécia Paolucci Nogueira Bicalho e Danniele Paiva A inserção do princípio da eficiência entre aqueles norteadores das ações governamentais impôs alterações na forma de gestão da coisa pública, promovendo uma mudança de perfil do Estado Brasileiro. Além das …

 
 

BELO HORIZONTE / MG

Rua Santa Maria do Itabira, nº 211 – 7º andar
Bairro Sion
CEP 30310-600
Belo Horizonte • MG • Brasil
Telefone: +55 31 2519-9850

 

SÃO PAULO/ SP

Rua Jacurici, nº 155 – cj. 152
Bairro Itaim
CEP 01453-030
São Paulo • SP • Brasil
Telefone: + 55 11 97306.9199

 

contato@mottabicalho.adv.br